Segmentação de público: o segredo para focar investimento em ads

É comum sermos procurados por empreendedores que perguntam se é caro investir em anúncios no Google ou no Facebook. Ou mesmo de quem reclama de ter conseguido o resultado esperado com anúncios no Facebook. Geralmente, o problema está na falta de segmentação de público.

A segmentação de público é uma ferramenta do Gerenciador de Anúncios do Facebook que permite que seu anúncio apareça exatamente para o público que te interessa. Se o público não é segmentado, o Facebook vai procurar direcionar o seu anúncio ao máximo de público possível. Se, além disso, o seu orçamento é baixo, quem vai saber de você é justamente aquele usuário que não te interessa.

Por isso, reunimos algumas orientações sobre como focar seu anúncio no público certo:

Restrinja geograficamente

Se o seu negócio só atua em uma cidade, por que seu anúncio precisa aparecer no país todo? Limite para que só usuários que se conectarem naquele local acessem seu conteúdo

Delimite cargos e formação

Isto é importante para produtos e serviços B2B ou B2G. SE seu produto é para médicos, não interessa que apareça a engenheiros. O Facebook permite que seu anúncio apareça só para quem tem superior completo, formado em Sociologia ou CEO de multinacional, se este for o público que te interessa.

Analise gostos comuns

Não importa se o gosto comum não tem a ver com o seu negócio. Se os clientes que te interessam também gostam de uma mesma música, ou de um mesmo filme, use esta informação para delimitar seu público. Você ficaria surpreso se descobrisse que os clientes potenciais de um pet shop, por exemplo, fossem fãs do Cannibal Corpse? Conexões assim são possíveis.

Replique os interesses de quem mais compra de você

Se você tem um cliente que consome mais do que a média, provavelmente pessoas semelhantes façam o mesmo. Portanto, analise o que este cliente especial curte e compartilha no Facebook, e use isso para delimitar seu público.

Essas dicas vão ajudar a tornar seu anúncio no Facebook mais eficiente. E se quiser saber mais, é só nos chamar para um café.