Chegou a hora de planejar 2017

Dezembro chegou, e sua empresa está trabalhando duro no Planejamento de 2017. Dependendo do negócio, o processo já começou em agosto, quando as empresas costumam lançar o orçamento previsto no sistema de ERP. E, na maioria dos casos, o detalhe do planejamento avança para janeiro. Com comunicação e marketing o esforço de planejar 2017 não é diferente.

Por isso, oferecemos aqui algumas dicas importantes, baseadas na nossa experiência com planejamentos bem sucedidos e, principalmente, com os fracassados. Sim, aprendemos com os erros, e gostamos muito de aprender com o erro dos outros. Por exemplo, lembro de uma empresa que estabelecia metas ambiciosas em janeiro, e quando chegava dezembro comemorava em cima de resultados muito diferentes do planejado.

Para evitar pagar esse mico – e quando falamos em negócios, esse mico se paga em prejuízos – listamos algumas dicas importantes para o planejamento de comunicação e marketing do seu negócio.

1. Estabeleça metas claras, ambiciosas e viáveis

As metas nos ajudam a dizer onde queremos chegar. Por isso um bom planejamento precisa contar com metas, e essas metas precisam ser de conhecimento do time.

Quanto mais claras as metas, menos dúvidas existirá sobre os resultados. Metas claras também a subjetividade da conversa, evitando feedbacks como “sinto que não estamos indo bem”. Neste caso a resposta é “estamos atingindo a fucking meta!”

Uma boa meta sobe a régua e obriga a equipe a dar o melhor de si. Metas fáceis não valem. Mas metas impossíveis são um tiro no pé. Em uma grande corporação, um vice-presidente estabeleceu uma meta inviável com objetivo de derrubar um gerente de comunicação. Contudo, ela se voltou contra o próprio vice-presidente: ao trocar o funcionário por outro de sua confiança, ele não obteve do board a autorização para baixar a meta inviável. Ao fim do período, quem acabou demitido foi o executivo (estou ouvindo gritos de satisfação em algum lugar?)

2. Revise o planejamento periodicamente

Um plano não pode ser uma camisa de força. Por isso, revise o planejado periodicamente. Avalie a viabilidade das ações propostas. Repense ações que não surtiram o resultado esperado. E reavalie o cenário. Ser flexível é tudo.

Uma vez uma equipe liderada por mim recebeu de herança um plano de comunicação com ações tão inviáveis que equivaliam a pendurar várias toalhas molhadas em um pênis ereto. A solução queencontramos foi a mais simples: esclarecemos ao cliente que aquilo não fazia o menor sentido. Fora o fato de que perdemos o cliente, e ele nos odiar até hoje, tudo ficou bem.

3. Alinhe metas e ações aos objetivos de negócio

Marketing e comunicação não é para ser o Nice to Have, ou “aquele maldito departamento que gasta o nosso dinheiro em coisas divertidas”. Pelo contrário, ele também precisa entregar valor ao negócio. Por isso, é importante alinhar metas e ações de marketing e comunicação às metas de negócio.

Em uma multinacional, certa vez ouvi do Gerente de Qualidade que o desalinhamento entre as metas das áreas e as da empresa estavam tão desalinhadas que “todo mundo cumpria suas metas e a empresa tinha prejuízo”. Isso é um problema sério. E dá para ser diferente.

Claro que quando se trata de comunicação todo mundo acha que sabe, e dá palpite baseado apenas em trevas e ranger de dentes. Então sempre aparece aquele executivo da engenharia dizendo que “bom mesmo é aparecer na primeira página do Valor”. Nessa hora a melhor coisa a fazer é demonstrar com fatos e dados qual a melhor estratégia para gerar valor ao negócio. Ou então dar um tiro na cabeça, mas só faça isso se você tiver porte de arma, transporte e local para esconder o corpo, e certeza absoluta que mais ninguém vai te entregar para a polícia.

Enfim, essas são algumas ideias para fazer um planejamento eficiente de marketing e comunicação. Se precisar de ajuda, sempre pode contar conosco. E fique tranquilo, nós sempre vamos desarmados às reuniões.

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