O que assessoria de imprensa e marketing de conteúdo têm em comum?

Muitos profissionais de comunicação têm se perguntado sobre o futuro da assessoria de imprensa. De fato, aquela assessoria, da época em que a mídia de massa era hegemônica, já ficou no passado. Entretanto, a presença de uma marca em mídia espontânea permanece sendo um gatilho importante para sua credibilidade e visibilidade. Neste novo contexto, precisamos desenvolver um novo olhar sobre a assessoria de imprensa: um olhar de marketing de conteúdo.

Para ficar mais claro, vamos repensar porque as marcas trabalham o branded content, ou seja, porque elas buscam estar relacionadas a conteúdos que são de interesse dos seus públicos. Elas fazem isso como forma de gerar relacionamento com esses públicos, e desta forma converte-los em amantes da marca: vão querer consumi-la, trabalhar para ela, contratá-la. O marketing de conteúdo visa, portanto, associar a marca ao interesse de seus públicos, para engajá-los em uma comunidade.

E para onde vai este conteúdo? Há vários canais disponíveis:

  • Redes sociais
  • Site ou blog da marca
  • Site ou blog relacionado à marca
  • Publicidade nativa

Aí a pergunta: por que não ver a imprensa como um canal de conteúdo relevante?

Vantagens de trabalhar seu conteúdo na imprensa

  1. Quando o conteúdo de uma marca aparece em um canal que não é o dela, há uma espécie de endosso externo à informação. Ou seja, alguém sem relação com a marca avaliou a informação e a considerou relevante.
  2. Canais de imprensa costumam ter mais credibilidade que os diretamente relacionados a uma marca. Mesmo em tempo de pós-verdade.
  3. Bons canais de imprensa costumam ter elevados índices de audiência, o que amplia a visibilidade daquele conteúdo e da marca relacionada

Desafios

O jornalista é mais crítico e cético que a média ao avaliar um determinado conteúdo. É o trabalho dele não acreditar em tudo o que lhe falam, para evitar que uma fonte o coloque a serviço de seus interesses. Portanto, o conteúdo precisa ser:

  1. Completamente inédito
  2. Consistente
  3. Com porta-voz de credenciais reconhecidas
  4. Comprovado com metodologia segura

Nem todo conteúdo de marca tem potencial de ser trabalhado na imprensa. É papel da agência fazer esse filtro e extrair o que há de mais forte na informação a ser trabalhada.

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